quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O copo meio cheio

Findo este ano (eleitoralmente falando) é hora de contar as armas. Todos os partidos fazem uso da aritmética, apontam-se as baixas dos adversários e fazem por enterrar os seus cadáveres (no caso de Manuela Ferreira Leite, enxotam a moribunda). Há no entanto algo que me desperta a atenção, algo de que nunca me havia recordado na minha (ainda curta) vida como ser politicamente atento (ou algo do género). Será que algum de vós sabe do que estou a falar? Vá, não se façam vocês de mortos, se o contador anda é porque andam aí! O que me tem fascinado nestas eleições é o optimismo exacerbado que as tem sucedido. Os menos perspicazes estarão a pensar que estou tolo, ou então que vivo num mundo à parte como o nosso presidente. Passo a explicar... Claro que não estou a falar do povo! O povo nunca esta optimista, nem pode estar quando vê o se que está a passar à sua volta, e a prova esta até na abstenção. quem esta optimista são os partidos! Depois de vastas semanas de casos de "asfixias democráticas" (termo que já aborrece depois de ter sido usado e abusado ate a náusea), de escutas (?) e de tudo o resto que pouco ou nada interessa para o desenvolvimento do país. Quem esta muito optimista é, logicamente, a classe politica! pelo que me lembro de eleições passadas isto tipicamente não acontecia... Em geral só um um partidos é que gritava vitoria (dois quando algum dos pequenos tinha mais meio ponto percentual do que era suposto) e os restantes voltavam à toca para lamber as suas feridas, mas este ano a coisa mudou. Francamente parece-me patético, uma manobra desesperada para convencer o publico de que tudo vai bem e de que o seu partidozinho é maravilhoso! Pessoalmente acho que tudo tem um ar mal encenado, atrapalhado e mesmo insultuoso para quem vê. O PS regozija-se com a magra vitoria, o PSD faz de triste fanfarrão a dizer que o povo lhes deu razão (só não deu a vitória), o CDS grita hurras e diz que para a próxima já vão discutir pelo menos o 2º lugar, o BE castiga Sócrates e festeja a subida para o 4º lugar e o PC festeja o 25 de Abril e o aumento do numero de votos apesar de ter perdido força no global... Assim foi por 3 eleições seguidas (mais coisa menos coisa), uns mais ridículos do que outros a festejarem vitorias que só existem na cabeça deles, cada um a analisar o sufrágio conforme lhe da mais jeito. Os que de facto aumentaram o seu "poder" têm razão para festejos, mas poucos foram os que conseguiram de facto essa proeza. Festejam o aumento do nº de votos da freguesia X, a diminuição do nº de eleitos pelo partido Y e o facto de terem derrotado uma das pouco competentes empresas de sondagens.

Pois é verdade, na ânsia de cativar votos, de se auto-glorificarem entrando numa espécie de onanismo politico a única coisa que conseguem é um publico cansado, confuso e cada vez mais despegado da vida politica. Era mesmo só o que faltava, depois de uma campanha baseada em casos negros, onde o debate de ideias foi propositadamente posto de lado (talvez por essas ideias simplesmente não existirem) resta-nos um rescaldo onde escasseia a verdade, onde a teoria do copo meio cheio é levada ao impensável, intelectualmente desonesto (como costuma dizer um amigo). era o desabafo de hoje, estou farto de eleições...

Um grande bem haja,
GN

Sem comentários:

Enviar um comentário