quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Caso das escutas, o diz que disse mas que também não tem mal nenhum se tiver dito, consequências do assunto e as duvidas que se mantêm

Bom, depois de tão alargado titulo, agradeço desde já aos corajosos que seguiram em frente para ler mais este post, acreditem em mim, isto não vai melhorar!

No belo dia 29/09/2009 o nosso Presidente Aníbal Cavaco Silva achou que estava na altura de esclarecer (?) o povo português sobre o famigerado caso das escutas no Palácio de Belém. Vai daí e pensei “vou dedicar toda a minha atenção ao Sr. Presidente para perceber o que se passa!”, foi o ultimo erro que cometi (até este dia claro está)… Primeiro porque não fiquei esclarecido, e segundo porque me revoltei ao ponto de escrever um blog, e Deus sabe que tenho mais que fazer do que escrever blogs… Agora que afugentei os restantes leitores tentarei expor aquela que foi a minha percepção do comunicado (vamos ver se me consigo fazer entender). Cavaco Silva veio, 11 dias depois (?) do caso rebentar, revelar ao ao país que:

  1. Nunca, ele ou alguém a mandado dele, fez alguma referencia ao caso das escutas em Belém.
  2. Mesmo que alguém o tivesse feito não havia nada de errado com isso.
  3. Não se sentia escutado, nem que as comunicações da Presidência estavam ameaçadas .
  4. Por via das duvidas chamou as autoridades competentes para garantir que as comunicações da Presidência estavam seguras (para grande espanto parece que “foram detectadas vulnerabilidades”).
  5. Destituiu o seu principal assessor devido às acusações que lhe foram dirigidas.
  6. Como não acredita nas acusações feitas ao dito assessor, apesar de o ter destituído, manteve-o por perto.
  7. Não gostou que o PS o tivesse “colado” à campanha do PSD, vai daí desgraçou a já frágil campanha de Manuela Ferreira Leite (esta ultima parte não foi afirmada por ele, mas sim o que eu vi como resultado)
  8. Só falou agora porque não queria condicionar as eleições legislativas (?). Este ponto até seria cómico não fosse o trágico da situação!

Pois é verdade, como podem ver pelos tópicos cuidadosamente organizados pela minha pessoa, é difícil alcançar os intentos de Cavaco Silva. E a dificuldade vem do facto de eu (e penso que a maioria dos portugueses) sempre ter visto nele a figura de alguém inteligente e “pouco politico” (uma forma dissimulada de dizer que o acho uma pessoa integra), coisa que, penso estar prestes a mudar… Das duas uma, ou Cavaco Silva é pouco inteligente e, tal como afirma Ana Gomes vive numa realidade diferente da de todos nós (coisa que honestamente duvido), ou, as intenções do Presidente são de manipular ao extremo toda a situação politica portuguesa e retirar condições de governabilidade ao PS (coisa que me parece grave). Uma vez que já vai tarde, amanhã, com alguma sorte, darei a minha opinião sobre o assunto para os que de vós estiverem interessados em ler (estou “optimista de caraças” a pensar que alguém liga alguma coisa ao que para aqui escrevo hehehe)

Um grande bem haja,
GN

Sem comentários:

Enviar um comentário